Coordenador : Karin da Costa Calaza
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399748.2206.77052.26102023
Departamento/Setor: GNE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo consiste de qualquer pessoa envolvida com educação, profissionais de educação como professores de qualquer área do conhecimento, pais/mães e alunos e pessoas envolvidas com políticas de educação e direito.
Local de atuação: Instituições de ensino, escolas públicas e particulares, Universidades, Faculdades particulares. Instituições ligadas diretamente à Educação, sindicato de professores, sindicato de escolas, prefeituras, além de instituições relacionadas aos direitos das mulheres.
Objetivo
1.Levar a pais, professores e alunos evidências científicas sobre a existência do viés implícito e ameaça pelo estereótipo; 2.Elucidar a este público alvo como estes fenômenos auxiliam na consolidação do viés de gênero contra as mulheres e negros; 3.Contribuir para desfazer, ou minimizar, as consequências dos fenômenos de viés implícito e ameaça pelo estereótipo na discriminação de gênero, favorecendo o aumento na representação de grupos minorizados (como mulheres, negros, população LGBTQi) em áreas estratégicas e essenciais da ocupação humana. 4. Para isso, a divulgação de noções básicas de neurociência é importante e fará parte do projeto. 5. Fazer a divulgação dos fenômenos por mídias digitais para alcançar o maior número de pessoas.
Resumo
Muitos cientistas têm comprovado a existência do viés de gênero contra mulheres – favorecendo homens - especialmente na área das Ciências exatas e Agrárias, afetando desde decisões de quem empregar, avaliações de trabalhos para conferências, revisão de artigos científicos, citações de artigos, convites para palestras, escolha de candidatos para vagas de pós-doutorado e professores permanentes. Moss-Racusin e colaboradores (2012) demonstram de forma categórica esse viés mostrando que para um mesmo currículo vitae as notas atribuídas para competência, empregabilidade e capacidade de orientação e o salário são significativamente menores quando o currículo é associado a um nome feminino do que quando exatamente o mesmo currículo recebe um nome masculino. O viés é geralmente inconsciente, não-intencional, muitas vezes divergindo das suas próprias convicções, mas apesar de sutil e não-intencional favorece sistematicamente os homens. Além da questão que afeta o olhar do outro, há também a ameaça pelo estereótipo que se apresenta para membros de grupos estigmatizados. Diante de um estereótipo implícito estigmatizado como negativo, o desempenho pode ser afetado diante de uma situação de estresse/ansiedade que poderia levar a confirmar o estereótipo negativo. Assim, é extremamente importante que tanto pais/mães, professores, e sociedade em geral, estejam cientes dessa problemática e se apropriem desse conhecimento para diminuir o impacto dessas pistas implícitas na educação. Portanto, esse projeto tem como um de seus alicerces sensibilizar e divulgar a importância de diminuir as forças invisíveis que dificultam, e na área das exatas muitas vezes impedem, as meninas/mulheres de escolherem seu papel na sociedade.